Os tratamentos de PMA com recurso a doação de gâmetas implicam a utilização de gâmetas de dadores terceiros que serão utilizados para obtenção de embriões que serão transferidos para a beneficiária. Pode recorrer-se a doação de gametas femininos (ovócitos), masculinos (espermatozóides) ou de ambos (dupla doação), conforme o caso clínico o exija.
A doação de embriões pressupõe a existência de embriões criopreservados obtidos em tratamento prévio e que não serão utilizados. Estes embriões, podem ser doados pelos casais a outros beneficiários que necessitem de tratamentos de PMA. Este tipo de tratamento envolve a preparação da receptora para a transferência embrionária.
A doação de ovócitos é um ato que poderá ajudar mulheres ou casais a realizar o sonho de ter um filho que de outra maneira não o conseguiriam, por ausência de óvulos no elemento feminino do casal.
A doação de espermatozoides é um ato que consiste na utilização de espermatozóides de terceiros na fertilização do gamêta feminino (ovúlo).
A doação de embriões é um tratamento no qual se transferem embriões doados por outra mulher ou casal para uma receptora ou casal receptor.