loader

Time-Lapse

A tecnologia de time-lapse com aplicação à Embriologia Clínica nomeadamente nos tratamentos de Fertilização in Vitro (FIV) e Microinjecção Intracitoplasmática (ICSI), possibilita a captação e compactação de milhares de imagens do processo do desenvolvimento embrionário gerando uma sequência acelerada e fluída de imagens em tempo real.

Sobre a tecnologia
Time-Lapse

A tecnologia de time-lapse com aplicação à Embriologia Clínica nomeadamente nos tratamentos de Fertilização in Vitro (FIV) e Microinjecção Intracitoplasmática (ICSI), possibilita a captação e compactação de milhares de imagens do processo do desenvolvimento embrionário gerando uma sequência acelerada e fluída de imagens em tempo real.

É muito relevante realçar que estas imagens são de elevadíssima qualidade pelo que permitem a monitorização detalhada dos embriões e consequente antes avaliações mais precisas, como detetar eventos que raramente são observados com microscopia convencional, tais como a divisão assíncrona ou alterações morfológicas relevantes.

A aplicação desta técnica de time-lapse aos domínios da Embriologia Clínica é particularmente útil para obtenção de mais e melhor informação sobre o desenvolvimento e qualidade dos embriões possibilitando a seleção dos que apresentam maior potencial de implantação, contribuindo de forma significativa para o alcance de melhores taxas de sucesso.

A tecnologia time-lapse está incorporada numa incubadora de embriões que contém uma câmara embutida para captação de fotografias/imagens do desenvolvimento embrionário em intervalos regulares de tempo. A câmara embutida está diretamente ligada a um microscópio.

As imagens capturadas são processadas formando um vídeo em “time-lapse”. Desta forma o embriologista poderá avaliar em detalhe os diversos momentos e estágios do desenvolvimento embrionário.

O CETI dispõe dos equipamentos mais avançados com a tecnologia time-lapse nomeadamente o Primo Vision™ Time-Lapse Embryo Monitoring System e o Geri® Time-lapse incubator.

A  incubadora Geri Time-lapse incubator possui um sistema de time-lapse que monitoriza os embriões desde o estadio de ovócitos a blastocistos (embrião nos dias 5/6 de desenvolvimento). O sistema captura uma imagem do embrião a cada cinco minutos, gerando elevadas quantidades de informações relevantes para que os embriologistas possam avaliar o processo de divisão celular sem remover os embriões da incubadora.

Desta forma os embriões são classificados objetivamente com base na qualidade (alta, média, baixa), selecionando o embrião com maior probabilidade de atingir o estágio de blastocisto e, portanto, o melhor  embrião para transferir para o paciente.

Ao contrário de outras incubadoras, a Geri Plus possui seis espaços independentes, cada um com sua própria câmara de alta resolução. Cada paciente tem sua própria incubadora, garantindo que os embriões tenham condições personalizadas de desenvolvimento e seu desenvolvimento não seja afetado pelo dos outros embriões.

  • Potencialização dos resultados: uma vez que a tecnologia de time-lapse tem como ambição contribuir para o aumento das taxas de sucesso, já que as imagens de alta qualidade permitem a monitorização detalhada dos embriões e avaliações mais precisas, como detetar eventos que raramente são observados com microscopia convencional, tais como a divisão assíncrona ou alterações morfológicas relevantes.
  • Minimização de stress na cultura embrionária: o sistema de monitorização colocado no interior das incubadoras evita a invasão do ambiente dos embriões ou a sua exposição à luz.
  • Utilização de algoritmos de seleção embrionária: estes sistemas baseiam-se em algoritmos de seleção testados em milhares de embriões e permitem selecionar de forma otimizada os de melhor qualidade.

Perguntas frequentes

Não existe qualquer custo adicional. A incorporação e disponibilização do avanço das ciências da vida e tecnologia aos clientes são, para o CETI, parte integrante do seu pilar estratégico “Projeto clínico de excelência”.

A tecnologia time-lapse ao criar mais e melhor informação sobre o desenvolvimento e qualidade dos embriões aumenta a precisão da seleção pelo que as probabilidades de sucesso aumentam.

Marque a sua primeira consulta!