DOAÇÃO DE GÂMETAS

DOAÇÃO DE GÂMETAS

O CETI está vocacionado para o estudo e tratamento de todas as situações de infertilidade. Está também habilitado para a realização de tratamentos por ciclo com doação de gâmetas.

Os tratamentos com recurso a gâmetas doados pretendem dar resposta a situações em que a fecundidade está totalmente comprometida e não é possível resolver o problema por outros meios devido a ausência ou má qualidade de células reprodutoras de um ou ambos os membros do casal.

DOAÇÃO DE OVÓCITOS

Em 2012, o CETI iniciou um programa para recrutamento e selecção de dadoras de ovócitos. Este é um processo altamente selectivo e criterioso.

A doação é um processo voluntário e altruísta, no entanto, a lei Portuguesa determina “uma compensação para reembolso das despesas efectuadas, ou para ressarcimento dos prejuízos resultantes da dádiva”.

A escolha da dadora é um processo rigoroso que tem em conta as caraterísticas fenotípicas da receptora (cor de olhos, cor/tipo cabelo, altura peso e grupo de sangue) de forma a serem o mais semelhantes possíveis, bem como o estudo de infecções e genético para doenças autossómicas recessivas.

 

Indicada para casais em que o membro feminino tem:

 

  • idade reprodutiva avançada;
  • falência ovárica;
  • má qualidade ovocitária;
  • doenças hereditárias;
  • sucessivas falhas de fecundação ou implantação em tratamentos de FIV/ICSI;
  • abortamento de repetição.

 

 

Procedimento:

 

Após uma análise e selecção criteriosa realizada pelo CETI na escolha de uma dadora, a mulher receptora inicia o tratamento para preparar o endométrio e, posteriormente, receber os embriões.

A preparação do endométrio é sincronizada com a estimulação ovárica da dadora, cujos ovócitos são recolhidos e fecundados com os espermatozoides do elemento masculino do casal.

DOAÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES

O CETI recorre a bancos nacionais e internacionais certificados e autorizados para recrutamento e selecção de dadores.

 

 

Indicada para casais em que o membro masculino tem:

 

  • má qualidade espermática;
  • ausência de espermatozoides tanto na ejaculação como na biopsia testicular;
  • doenças hereditárias;
  • sucessivas falhas de fecundação em tratamentos de FIV/ICSI.

 

 

Procedimento:

 

Após avaliação do casal e registo das características fenotípicas, procede-se à encomenda da amostra de esperma com as características pretendidas. O transporte é feito em contentor apropriado garantindo-se a integridade e qualidade da amostra.