CETI na vanguarda tecnológica

A fertilização in vitro (FIV) foi um dos campos de desenvolvimento mais rápido da medicina e está disponível há mais de quatro décadas. O primeiro nascimento após um tratamento bem sucedido foi relatado em 1978. Hoje em dia, estima-se que mais de 5 milhões de crianças nasceram como resultado da FIV.

 

Apesar dos avanços tecnológicos das últimas décadas, o método tradicionalmente utilizado de seleção morfológica de embriões não era suficientemente preditivo para permitir a transferência rotineira de um único embrião. Por isso, surgiram novas ferramentas de triagem, a tecnologia de time-lapse.

CETI equipado com equipamento time-lapse

O CETI dispõe da versão mais recente de um equipamento que tem por base a tecnologia time-lapse, o moderno e completo Primo Vision™ Time-Lapse Embryo Monitoring System.

 

A tecnologia de time-lapse com aplicação à Embriologia Clínica consiste num método de avaliação não invasiva dos embriões, possibilitando ao Embriologista uma seleção mais criteriosa dos melhores embriões a serem transferidos para o útero materno.

 

O sistema time-lapse possibilita a observação contínua dos embriões e, com isso, a tomada  de decisões sem perturbações da cultura embrionária, o que pode beneficiar a sua seleção.

Em que consiste o sistema time-lapse?

O sistema de time-lapse da Primo Vision oferece uma visão detalhada do desenvolvimento do embrião para melhorar as taxas de seleção e sucesso.

 

A monitorização de embriões com o sistema time-lapse permite a observação contínua e não invasiva do embrião sem a necessidade de remover o embrião das condições de cultivo. A informação extra sobre o padrão de clivagem, mudanças morfológicas e dinâmica de desenvolvimento embrionário ajuda-nos a identificar embriões com maior potencial de implantação.

 

Estas melhorias tecnológicas permitem-nos selecionar objetivamente os embriões para transferência com base em determinados algoritmos. Nos últimos 5-6 anos, numerosos estudos foram publicados que confirmaram a segurança da tecnologia time-lapse.

Quais são as vantagens do sistema time-lapse:

  • Potencialização dos resultados: uma vez que a tecnologia de time-lapse tem como ambição a de contribuir para o aumento das taxas de sucesso, já que as imagens de alta qualidade permitem a monitorização detalhada dos embriões e avaliações mais precisas, como detetar eventos que raramente são observados com microscopia convencional, tais como a divisão assíncrona ou alterações morfológicas relevantes. 

  • Minimização de stress na cultura embrionária: O sistema de monitorização colocado no interior das incubadoras evita a mobilização desnecessária dos embriões ou a sua exposição à luz.