A Infertilidade é uma doença que se encontra em crescimento e atinge um número cada vez maior de casais (9 a 10%). É causa de enorme sofrimento e de dificuldade de realização pessoal, familiar e de inserção social.
O estudo e o tratamento desta doença devem ser efectuados pelos ginecologistas, que no entanto necessitam por vezes da colaboração de outras disciplinas como a biologia, a endocrinologia, a andrologia, a genética, a psicologia, etc. Os tratamentos disponíveis são múltiplos e devem preferencialmente ser dirigidos às causas ou factores que provocam a infertilidade. Nesta perspectiva, algumas terapêuticas médicas e cirúrgicas permitem resolver uma grande gama de situações, com especial realce para os êxitos obtidos com as modernas técnicas de cirurgia minimamente invasiva por endoscopia (laparoscopia e histeroscopia).
Nas situações em que não é possível corrigir as causas, consegue-se muitas vezes “ultrapassar” os problemas e alcançar a fertilidade por recurso às técnicas de Reprodução Medicamente Assistida (Inseminação Intra Uterina – IIU, Fecundação in Vitro – FIV e Microinjecção Intracitoplasmática de Espermatozóide – ICSI) que nos possibilitam resolver situações outrora tidas como invencíveis.
As consultas de infertilidade podem ser realizadas presencialmente ou por videochamada.
Exames:
- Espermograma e fragmentação de DNA dos espermatozoides
- Análises hormonais e genéticas
- Ultrasonografia (ecografia)
- Histerosalpingosonografia
- Histeroscopia
- Laparoscopia
Tratamentos:
- Cirurgia Convencional da Infertilidade
- Cirurgia minimamente invasiva: Histeroscópica e Laparoscópica, em particular ovários policisticos, fibromiomas, endometriose e patologia intrauterina
- Indução e Estimulação da ovulação com monitorização ultrasonográfica para Fecundação Espontânea
- Inseminação Intra-Uterina (IIU)
- Fecundação In Vitro (FIV)
- Microinjecção Intracitoplasmática de Espermatozóide (ICSI)
- “Assisted Hatching” / Eclosão Assistida
- Aspiração de Espermatozóides Testiculares (TESA)
- Colheita de Espermatozóides Testiculares por Biópsia (TESE)
- Criopreservação de Esperma, Tecido Testicular, Ovócitos, Pré-Zigotos e Embriões
- Doação de gâmetas (ovócitos e espermatozoides) e de embriões